Nossa História
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do Belém – Campo de Uberaba MG, foi fundada em 15 de dezembro de 2011, pelo Pr. Levy Ferreira de Souza, presidente da Assembleia de Deus Ministério do Belém, campo de Limeira SP, inicialmente como trabalho missionário.
Após um grande crescimento do trabalho, onze anos após a fundação, na data de 17/12/2022, a igreja de Uberaba, recebeu autorização do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, presidente do Ministério do Belém SP e da CONFRADESP para sua emancipação do campo de Limeira SP, recebendo autonomia eclesiástica para se tornar campo ligado diretamente ao Ministério do Belém SP. A cerimônia de Emancipação e aprovação do novo Estatuto e posse do novo presidente ocorreu na mesma data (17/12/2022) juntamente com a festividade do Círculo de Oração, ocasião em que o Pr. Levy Ferreira de Souza representou o Pr. José Wellington Bezerra da Costa.
Na ocasião foi dada posse como presidente do campo ao Pr. Tiago R. S. Fogaça de Aguiar, que já era responsável e havia sido empossado pelo Pr. Levy como presidente executivo do então setor deste abril do ano de 2016, quando se mudou para Uberaba junto com sua esposa Lívia e seus três filhos, Rebeca, Ana e Samuel, oportunidade em que sucedeu os pastores Túlio Ascendino Bethencourt de Figueiredo (dez/2011 a dez/2014) e João Messias Alves (dez/2014 a mar/2016), ocasião em que o campo contava com total de oito congregações. Atualmente o campo é composto pela Igreja Sede na Rua João Pinheiro, 841, inaugurada em 11 de fevereiro de 2017, e mais 16 congregações que abrangem a cidade de Uberaba, Delta, Sacramento, Conquista, Santa Juliana e o Distrito de Ponte Alta.
O pastor Joel Amâncio de Souza, decano e pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil, pai do pastor Levy e avô da irmã Lívia, esposa do Pr. Tiago Fogaça, foi homenageado como presidente de honra do campo em razão de seu grande esforço e participação na formação e florescimento deste fecundo campo de trabalho.
A História da Assembleia de Deus no Brasil
A História da Assembleia de Deus no Brasil tem origem no chamado de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Após receberem o batismo com o Espírito Santo – com evidência de falar em outras línguas – durante o avivamento em Los Angeles e Chicago no início do século 20, Deus os escolheu para juntos trazerem mensagem pentecostal para o Brasil.

O chamado aconteceu de forma sobrenatural: através de uma profecia, foi revelado que os dois deveriam ir ao Pará. Somente após procurar no mapa mundial os dois missionários tomaram conhecimento de que o local ficava no norte do Brasil. Em obediência à chamada divida, Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém no dia 19 de novembro de 1910.
Além da barreira do idioma, os dois missionários sofreram com a falta de recursos financeiros, pois, além de serem pobres, não eram mantidos por nenhuma junta missionária. No início, Berg e Vingren participavam de cultos em igrejas protestantes cantando hinos em sueco. Quando passaram a entender o idioma local, iniciou a testificar de Jesus, enfatizando a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e o uso dos dons espirituais.
A doutrina pentecostal ministrada com a devida base bíblica foi assimilada por parte dos crentes, mas rejeitada por outros. Seis meses depois da chegada a Belém, Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração e falou da necessidade de o crente ser revestido do poder do alto. A maioria dos presentes alegrou-se com a mensagem e outras reuniões de oração foram realizadas em casas de crentes que queriam o batismo no Espírito Santo como uma realidade em suas vidas. No alvorecer do dia 8 de junho de 1911, a irmã Celina Albuquerque, orando em sua casa, juntamente com outros irmãos, teve o privilégio de ser a primeira evangélica brasileira a receber o cumprimento da promessa, falando em línguas, tal quais os primitivos cristãos no dia de Pentecostes. No dia seguinte, a irmã Maria de Nazaré de Araújo foi também batizada com o Espírito Santo.

A evidência da mensagem pentecostal levou a direção da Igreja Batista a uma tomada de posição. Em uma reunião extraordinária, foi solicitado que todos os que estivessem de acordo com a nova doutrina se manifestassem. Para surpresa geral, dezenove irmãos — a maioria, portanto — levantaram-se. Uns porque já eram batizados com o Espírito Santo, e os outros, porque criam que poderiam receber a promessa. O grupo alinhado ao ensino pentecostal foi ilegalmente excluído pela minoria presente, delineando as bases do movimento pentecostal no solo brasileiro. Os irmãos desligados da Igreja Batista passaram a reunir-se em um salão na Rua Siqueira Mendes, 79, Cidade Velha, residência do irmão Henrique de Albuquerque. Como a glória do Senhor se manifestava naquele lugar, houve a necessidade de organizar o movimento. No dia 18 de junho de 1911, por deliberação unânime, foi fundada a Missão de Fé Apostólica, posteriormente denominada de Assembleia de Deus. Supõe-se que o nome escolhido para a nova denominação esteja ligado às igrejas que na América do Norte professavam a mesma doutrina e foram denominados de Assembleia de Deus ou Igreja Pentecostal.
Estabelecida a Assembleia de Deus, os novos convertidos sentiram de imediato o impulso do Espírito Santo, saindo em busca das almas, seguindo os passos de Gunnar Vingren e Daniel Berg. Os resultados, testemunhados com salvação, batismo com o Espírito Santo e também com curas divinas, deram à igreja pentecostal a dimensão que hoje vemos. O rápido crescimento exigiu a consagração de pastores e norteou a expansão ministerial da nova igreja. Em Belém e aonde iam, aceitando a fé e comprovando a chamada divina, os obreiros separados saíam destemidamente anunciando a Palavra de Deus, sob a unção do Espírito Santo. O grande crescimento da obra levou os pastores consagrados a assumirem trabalhos em outras localidades e estados, ampliando as fronteiras da mensagem pentecostal no Brasil.
Atualmente o testemunho pentecostal da Igreja Assembleia de Deus está presente em todo o Brasil. Os templos e congregações da igreja são verdadeiras agências do Reino de Deus em qualquer cidade ou lugarejo desta nação, mesmo nos lugares de mais difícil acesso.

Através de um início simples, mas sob a bênção de Deus, a mensagem pentecostal chegou ao Brasil através de Belém do Pará, a “Casa do Pão” de todos os pentecostais brasileiros. Esta mensagem originada nos céus alcançou milhões de pessoas em todo o País, fazendo da Assembleia de Deus a maior igreja evangélica do Brasil, local onde Deus fez e continua a fazer coisas maravilhosas.
Em 15 de novembro de 1927, o casal de missionários Daniel Berg e sua esposa Sara chegava a São Paulo/SP. No mesmo dia foi ministrado o primeiro culto numa casa de aluguel na Vila Carrão (bairro de São Paulo).
Este culto teve a participação do casal de missionários suecos, Simon Lundgren e Linnea Lundgren, e é a data oficial da fundação da igreja.
As reuniões prosseguiam e aos poucos a vizinhança começou a tomar conhecimento dos cultos, recebendo de bom grado a Palavra do Senhor e a Cristo como seu Salvador.
Alguns dias depois, um grupo de crentes que tenazmente combatiam os irmãos da Assembleia de Deus, passou para a nova igreja. Entre eles estavam: Ernesto Ianone e a sua esposa Josefina; Vitaliano Piro e esposa; José Piro e esposa Elvira; Filomena Salzano e seus filhos Miguel e Luiz Salzano. Ainda faziam parte deste grupo, familiares da irmã Regina Antunes, de saudosa memória, que em fevereiro de 1989 passou para a eternidade: sua mãe Angelina Augusta Barretta e seu irmão Pedro Barretta Hallepian.
Nascia assim, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério do Belém, que hoje já reúne mais de 2 milhões de membros e que teve como seus pastores: Daniel Berg, Samuel Nystron, Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski, Cícero Canuto de Lima.
Após o pastor Cícero Canudo de Lima o pastor que continua a realizar a obra do Senhor é o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, pastor Presidente do Ministério do Belém em São Paulo e Presidente da Confradesp (Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo).
Cremos
1) NA INSPIRAÇÃO DIVINA VERBAL E PLENÁRIA DA BÍBLIA SAGRADA, ÚNICA REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA PARA A VIDA E O CARÁTER CRISTÃO (2 TM 3.14-17);
2) EM UM SÓ DEUS, ETERNAMENTE SUBSISTENTE EM TRÊS PESSOAS DISTINTAS QUE, EMBORA DISTINTAS, SÃO IGUAIS EM PODER, GLÓRIA E MAJESTADE: O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO; CRIADOR DO UNIVERSO, DE TODAS AS COISAS QUE HÁ NOS CÉUS E NA TERRA, VISÍVEIS E INVISÍVEIS, E, DE MANEIRA ESPECIAL, OS SERES HUMANOS, POR UM ATO SOBRENATURAL E IMEDIATO, E NÃO POR UM PROCESSO EVOLUTIVO (DT 6.4; MT 28.19; MC 12.29; GN 1.1;2.7; HB 11.3 E AP 4.11);
3) NO SENHOR JESUS CRISTO, O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, PLENAMENTE DEUS, PLENAMENTE HOMEM, NA CONCEPÇÃO E NO SEU NASCIMENTO VIRGINAL, EM SUA MORTE VICÁRIA E EXPIATÓRIA, EM SUA RESSURREIÇÃO CORPORAL DENTRE OS MORTOS E EM SUA ASCENSÃO VITORIOSA AOS CÉUS COMO SALVADOR DO MUNDO (JO 3.16-18; RM 1.3,4; IS 7.14; MT 1.23; HB 10.12; RM 8.34 E AT 1.9);
4) NO ESPÍRITO SANTO, A TERCEIRA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, CONSUBSTANCIAL COMO O PAI E O FILHO, SENHOR E VIVIFICADOR; QUE CONVENCE O MUNDO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO; QUE REGENERA O PECADOR; QUE FALOU POR MEIO DOS PROFETAS E CONTINUA GUIANDO O SEU POVO (2CO 13.13; 2CO 3.6,17; RM 8.2; JO 16.11; TT 3.5; 2PE 1.21 E JO 16.13);
5) NA PECAMINOSIDADE DO HOMEM, QUE O DESTITUIU DA GLÓRIA DE DEUS E QUE SOMENTE O ARREPENDIMENTO E A FÉ NA OBRA EXPIATÓRIA E REDENTORA DE JESUS CRISTO PODEM RESTAURÁ-LO A DEUS (RM 3.23; AT 3.19);
6) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO NOVO NASCIMENTO PELA GRAÇA DE DEUS MEDIANTE A FÉ EM JESUS CRISTO E PELO PODER ATUANTE DO ESPÍRITO SANTO E DA PALAVRA DE DEUS PARA TORNAR O HOMEM ACEITO NO REINO DOS CÉUS (JO 3.3-8, EF 2.8,9);
7) NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PLENA E NA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT 10.43; RM 10.13; 3.24-26; HB 7.25; 5.9);
8) NA IGREJA, QUE É O CORPO DE CRISTO, COLUNA E FI RMEZA DA VERDADE, UNA, SANTA E UNIVERSAL ASSEMBLEIA DOS FIEIS REMIDOS DE TODAS AS ERAS E TODOS OS LUGARES, CHAMADOS DO MUNDO PELO ESPÍRITO SANTO PARA SEGUIR A CRISTO E ADORAR A DEUS (1CO 12.27; JO 4.23; 1TM 3.15; HB 12.23; AP 22.17);
9) NO BATISMO BÍBLICO EFETUADO POR IMERSÃO EM ÁGUAS, UMA SÓ VEZ, EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO, CONFORME DETERMINOU O SENHOR JESUS CRISTO (MT 28.19; RM 6.1-6; CL 2.12);
10) NA NECESSIDADE E NA POSSIBILIDADE DE TERMOS VIDA SANTA E IRREPREENSÍVEL POR OBRA DO ESPÍRITO SANTO, QUE NOS CAPACITA A VIVER COMO FIÉIS TESTEMUNHAS DE JESUS CRISTO (HB 9.14; 1PE 1.15);
11) NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, CONFORME AS ESCRITURAS, QUE NOS É DADO POR JESUS CRISTO, DEMONSTRADO PELA EVIDÊNCIA FÍSICA DO FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, CONFORME A SUA VONTADE (AT 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);
12) NA ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS DISTRIBUÍDOS PELO ESPÍRITO SANTO À IGREJA PARA SUA EDIFICAÇÃO, CONFORME SUA SOBERANA VONTADE PARA O QUE FOR ÚTIL (1CO 12.1-12);
13) NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO, EM DUAS FASES DISTINTAS: A PRIMEIRA — INVISÍVEL AO MUNDO, PARA ARREBATAR A SUA IGREJA, ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO; A SEGUNDA — VISÍVEL E CORPORAL, COM A SUA IGREJA GLORIFICADA, PARA REINAR SOBRE O MUNDO DURANTE MIL ANOS (1TS 4.16, 17; 1CO 15.51-54; AP 20.4; ZC 14.5; JD 14);
14) NO COMPARECIMENTO ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO DE TODOS OS CRISTÃOS ARREBATADOS, PARA RECEBEREM A RECOMPENSA PELOS SEUS FEITOS EM FAVOR DA CAUSA DE CRISTO NA TERRA (2CO 5.10);
15) NO JUÍZO FINAL, ONDE COMPARECERÃO TODOS OS ÍMPIOS: DESDE A CRIAÇÃO ATÉ O FIM DO MILÊNIO; OS QUE MORRERAM DURANTE O PERÍODO MILENIAL E OS QUE, AO FINAL DESTA ÉPOCA, ESTIVEREM VIVOS. E NA ETERNIDADE DE TRISTEZA E TORMENTO PARA OS INFIÉIS E VIDA ETERNA DE GOZO E FELICIDADE PARA OS FIÉIS DE TODOS OS TEMPOS (MT 25.46; IS 65.20; AP 20.11-15; 21.1-4);
16) CREMOS, TAMBÉM, QUE O CASAMENTO FOI INSTITUÍDO POR DEUS E RATIFICADO POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO COMO UNIÃO ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER, NASCIDOS MACHO E FÊMEA, RESPECTIVAMENTE, EM CONFORMIDADE COM O DEFINIDO PELO SEXO DA CRIAÇÃO GENETICAMENTE DETERMINADO (GN 2.18; JO 2.1,2; GN 2.24; 1.27).
